9 de maio de 2008

Desenho de Mulherzinha

voltar
email: claragomes.arte@gmail.com
Sou apaixonada por artes desde antes de me entender por gente. Fazia chinelos de papel colados com durex e caixinhas (também de papel) de onde supostamente pulavam palhaços de mola (de papel). Escrevia e ilustrava livros antes de saber escrever e rabiscava, rabiscava, rabiscava um bocado em superfícies diversas - o que às vezes não era encarado com bons olhos pelos meus queridos pais.

Entre letras, arquitetura e belas artes... acabei por escolher o design gráfico. Mas o coração bate forte por muitas outras coisas: ilustração, quadrinhos, poesia, música, teatro... Daí fui estudar Arte-Educação, que contempla um pouco de cada uma dessas linguagens.

Nos quadrinhos comecei cedo - a primeira tira publicada na Tribuna de Petrópolis é do início de 1995, quando eu 'tava prestes a completar 15 anos. E nem podia ser configurado como trabalho infantil, já que eu me divertia mais do que outra coisa...

Trabalho atualmente com ilustração de material didático para o CEDERJ e continuo publicando as histórias na Tribuna. O blog iniciei em outubro de 2006 - e desde lá tenho recebido o apoio carinhoso - e fundamental - dos amigos.

André (Dahmer) quando viu minhas tiras pela primeira vez, disse pra si: "desenho de mulherzinha". Nem era, descobriu depois. E tornou-se um de meus maiores incentivadores. Num mercado predominantemente de homens - o mundo dos cartuns, charges e quadrinhos de humor ganha um novo toque pelas mãos perfumadas e o olhar incisivo das mulheres.

_________
Clara Gomes tem 28 anos, é petropolitana, formada em Design Gráfico pela UFRJ e especialista em Arte-Educação. Gosta de cheiro de livro novo, ipês amarelos e de criar lagartas e vê-las virarem borboletas.


voltar